Duas ações coordenadas foram realizadas com foco na prevenção e no cuidado com a saúde da população
A Secretaria de Saúde de Ipê intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Duas ações coordenadas foram realizadas com foco na prevenção e no cuidado com a saúde da população.
Uma das medidas foi a dedetização de pontos estratégicos, como o Cemitério Municipal, borracharias e lavagens de veículos locais propícios ao acúmulo de água e à proliferação do mosquito.
Uma equipe da Secretaria, composta por Agentes Comunitárias de Saúde e pela Agente de Endemias, promoveu o plantio de mudas de Citronela, uma planta conhecida por afastar mosquitos e moscas devido ao seu odor característico.
A ação tem o objetivo de reduzir a circulação do Aedes aegypti de forma natural e sustentável, além de possibilitar a multiplicação futura das mudas, promovendo um ambiente mais seguro para todos.
A Secretaria de Saúde orienta a população para que não retire as mudas e não consuma a planta, pois a Citronela é tóxica para ingestão. Placas informativas estão sendo instaladas nos locais de plantio para orientar e conscientizar a comunidade.
A Secretaria reforça que o combate à dengue é uma responsabilidade de todos. Colabore mantendo seu quintal limpo e livre de água parada.