Orientação é para que população se conscientize e faça o descarte correto do lixo
A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) intensificou, nesta sexta-feira (25), os trabalhos nas ruas da Felicidade e Vitória, no bairro Canyon, na Zona Norte de Caxias do Sul, após o acúmulo de lixo e detritos, arrastados pelas fortes chuvas do dia anterior, danificar as redes de drenagem da região.
A operação tem como objetivo limpar o sistema, reconstruir tubulações avariadas e desobstruir um córrego que recebe as águas provenientes dos bairros Santa-Fé, Belo Horizonte e Vila Ipê, passando por áreas residenciais no loteamento. Na rua da Vitória foi efetuada a limpeza de uma caixa de ligação entupida pelo lixo.
O secretário da pasta, Norberto Soletti, acompanhou as equipes no local e conversou com os moradores, alertando para o descarte irregular de resíduos. “Nós precisamos que a população se conscientize e faça o descarte correto do lixo. Com as chuvas, esse material jogado nas ruas é levado para dentro das redes de drenagem, ocasionando a obstrução das tubulações e consequentemente os alagamentos”, salientou.

Outras ações emergenciais na cidade:
Além da intervenção no bairro Canyon, outras obras estão em andamento para minimizar os impactos das chuvas.
Arroio Dal Bó: A SMOSP concluiu o desassoreamento do canal entre as ruas Frei Pacífico e Beethoven, no bairro São José. A medida visa melhorar o escoamento das águas e evitar alagamentos.
Monte Bérico: Na rua Severino Martine Venturin foi realizado o reforço de um talude para garantir a estabilidade da via próxima ao córrego.
Rua Angelo Agostini: Em fase de conclusão, a obra inclui a reconstrução de uma tubulação e a concretagem da calçada em um dos acessos ao bairro Pioneiro. Essa via também recebeu uma camada niveladora de asfalto.
Segundo o setor de Recursos Hídricos do Samae, choveu 40mm em apenas 30 minutos na última quinta-feira (24), causando alagamentos em alguns pontos da cidade. As equipes da SMOSP foram mobilizadas imediatamente para remover resíduos, como garrafas PET, folhas e sacolas, que obstruíam as redes de drenagem e impediam o escoamento da água.