A vacinação é o meio mais eficaz de proteção e está disponível gratuitamente nas UBS’s
A Vigilância Epidemiológica de Ipê informa a população que segue monitorando o panorama da Covid-19, e que já é observado um aumento do número de casos positivos, possivelmente pela circulação da variante Ômicron BQ.1.
A Secretaria Estadual de Saúde já emitiu um alerta na última semana confirmando a circulação de nova variante do SARS-CoV-2 no Estado. A variante BQ.1, uma sublinhagem da variante Ômicron, tem mostrado uma importante capacidade de transmissão comparada as outras sublinhagens do coronavírus circulando atualmente no Brasil e tem sido relacionada a novas ondas de casos da Covid-19 em diversos países da Europa e América do Norte.
Diante deste aumento recente do número de casos a Secretaria Municipal de Saúde reforça a recomendação com relação ao uso de máscaras em locais fechados, com pouca ventilação e com aglomeração de pessoas, principalmente para imunocomprometidos, idosos e pessoas com comorbidades por serem mais suscetíveis a desenvolver casos graves quando infectados pela Covid.
A vacinação continua sendo a melhor medida de proteção individual e coletiva contra e a Secretaria recomenda as pessoas buscar completar o seu esquema vacinal, incluindo a segunda dose de reforço já recomendada para todos os maiores de 18 anos.
Quem testar positivo para Covid-19 deve aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a dose de reforço.
Confira abaixo o cronograma de vacinação vigente no município.
1ª DOSE
– 6 meses a 2 anos (com comorbidades);
– 3 a 11 anos;
– 12 anos ou mais;
2ª DOSE
– Vacinados com Astrazeneca e Pfizer: 8 semanas após a 1ª dose;
– Vacinados com Coronavac: 28 dias após a 1ª dose;
3ª DOSE (no mínimo 4 meses após a segunda dose);
– 12 anos ou mais;
4ª DOSE
– 18 anos ou mais (no mínimo 4 meses após a terceira dose);
Documentos Necessários:
Crianças e adolescentes até 15 anos: Carteira de vacinação, certidão de nascimento ou CPF, Cartão SUS e estar acompanhados de pais ou responsáveis legais (para 16 e 17 anos essa exigência não é necessária). Para as crianças com de 6 meses a 2 anos completos será necessário apresentar atestado ou receita médica que comprove a comorbidade.
18 anos ou mais: documento oficial com foto, CPF e cartão SUS
– A vacinação para 1ª e 2ª dose da vacina ocorrerá somente com agendamento, conforme disponibilidade de vacinas;
– A vacinação para a 3ª e 4ª dose ocorrerá TODAS às terças-feiras ou por agendamento. A definição de dia se deve à otimização das vacinas, pois o frasco contem 5 e 6 doses e a durabilidade é de poucas horas após a abertura.