O Samae está implantando novas redes de esgoto
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) implanta novas redes de esgoto na área central de Caxias do Sul. Uma das obras é na Rua Hércules Galló, com escavações iniciadas em 7 de janeiro na esquina com a Rua Alfredo Chaves. Como a rede coletora tronco irá até a Rua Dr. Montaury, haverá necessidade de bloquear o cruzamento com a Hércules Galló nesta quarta-feira (7). A via ficará totalmente fechada para o trânsito até sexta-feira (9).
Motoristas que trafegam pela Montaury com destino norte-sul poderão utilizar as ruas São José, Vinte e Cinco de Julho e Flores da Cunha para acessarem a Rua Borges de Medeiros e seguirem nesse sentido. A obra tem investimento de R$ 1,5 milhão para implantação de 613 metros de uma coletora tronco e outros 675 metros de redes coletoras menores, integrando o Sistema de Esgotamento Sanitário Tega. A empresa terceirizada DCON é a responsável pelos trabalhos, com supervisão do Samae.
A previsão inicial era investir R$ 641,7 mil, montante que foi alterado devido à condição do subsolo encontrada. Sondagens iniciais realizadas nos trechos indicavam a presença de rocha, sendo que o avanço e a conclusão da obra estão diretamente ligados a esses fatores, além das condições climáticas. Durante a implantação das redes a Rua Hércules Galló fica totalmente bloqueada para o tráfego de veículos – serão permitidos somente acessos locais nos trechos.
Até esta semana foram implantados 326 metros da coletora tronco e 389 metros de redes complementares. A previsão para conclusão de todos os trabalhos é o final de julho. Atualmente, são instaladas as tubulações na Rua Hércules Galló, entre as ruas Borges de Medeiros e Dr. Montaury. Posteriormente, a rede avançará até a Rua Visconde de Pelotas. Também está em execução o trecho da Dr. Montaury entre as ruas Hércules Galló e Vinte e Cinco de Julho.
Em todos os bloqueios o Samae terá apoio da Fiscalização de Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM).