Porto Alegre pode se tornar um hub digital estratégico na América do Sul
O Rio Grande do Sul vai se tornar o primeiro Estado da região Sul do Brasil a contar com um cabo submarino de conexão internacional. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (20), em Brasília, durante evento que contou com a presença do governador Eduardo Leite e executivos da Meta (que reúne as redes Facebook, Instagram e WhatsAoo) e da V.tal, empresas responsáveis pelo projeto.
A expansão do cabo Malbec representa um avanço significativo na infraestrutura digital do Estado, posicionando Porto Alegre como um novo hub de conectividade na América do Sul. O projeto conecta diretamente o RS ao mundo, aumentando a capacidade de resposta a emergências, catástrofes climáticas e otimizando a distribuição de dados, com rotas alternativas que garantem maior estabilidade para serviços públicos e privados.
Em operação desde 2021, o cabo Malbec originalmente interliga Rio de Janeiro, São Paulo e Buenos Aires. Com a nova extensão, que vai chegar ao litoral gaúcho pelo município de Balneário Pinhal e deve seguir por via subterrânea até Porto Alegre, o RS vai ser integrado à principal malha internacional de dados do Cone Sul. A previsão é que a operação comece em 2027.
Além de beneficiar diretamente o Rio Grande do Sul, o cabo impactará positivamente os estados vizinhos de Santa Catarina e Paraná, e também países como Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai.
O projeto fortalece o protagonismo do RS na economia digital, criando condições para a instalação de data centers, serviços em nuvem, redes de inteligência artificial e atração de empresas de tecnologia avançada. Porto Alegre também pode ganhar mais atratividade para big techs, operadoras, plataformas OTT (como Netflix e Amazon Prime Video) e provedores de internet, reforçando a posição do Brasil como líder regional em infraestrutura digital.
O CEO da V.tal, Felipe Campos, também destacou o impacto direto sobre a competitividade e a experiência dos usuários: “Será uma infraestrutura única que vai atrair o interesse das operadoras, big techs, OTTs e provedores de internet, além de outras empresas de cabos submarinos. Todos os países do Cone Sul serão beneficiados com esse novo ecossistema, sem falar nos usuários finais e empresas, que terão uma melhor experiência no uso da internet e de aplicações digitais”.
Para a Meta, a escolha do RS reforça o papel do Estado no futuro da conectividade no continente. “A expansão do Malbec para Porto Alegre é um marco da conectividade na América do Sul, beneficiando milhões de pessoas no Brasil e posicionando a capital gaúcha como o primeiro grande hub digital internacional do sul do país. Contribuirá para a atração de empresas de infraestrutura digital, baixando custos e melhorando serviços ao consumidor”, afirmou a diretora de Políticas Públicas, Conectividade e Infraestrutura da Meta para América Latina, Ana Luiza Valadares.