O pedágio sem cancelas, chamado free-flow, já está chegando em outros estados brasileiros, como São Paulo e Minas Gerais
Pioneira na adoção do sistema de pedágio eletrônico em todo o trecho concedido, a concessionária de rodovias CSG está em sintonia com a portaria nº 442, publicada pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que estabelece regras para a operação e fiscalização do sistema em todo o Brasil. Os principais pontos são a criação da exigência de homologação técnica e a busca por padronização do free flow em território nacional, prevendo ainda segurança jurídica e institucional para empresas e motoristas.
O novo regulamento também determina a intercomunicação obrigatória com os sistemas da Senatran, permitindo a integração nacional de dados de passagem, através da Carteira Digital de Trânsito – CDT e e-Frotas. O regramento prevê ainda que o pagamento continuará sendo feito diretamente com as empresas administradoras de rodovias.
Todas as concessionárias operadoras do pedágio eletrônico deverão disponibilizar à Senatran e aos motoristas, informações detalhadas, como dados da passagem, formas de pagamento, campanhas educativas e projetos de sinalização. Em caso de descumprimento das exigências, a legislação prevê sanções até que ocorra a regularização pelas companhias.
Para o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, a nova portaria representa a validação do sistema utilizado pela concessionária, fortalecendo a credibilidade com a sociedade.
“A publicação consolida o pedágio eletrônico free flow como política pública e chancela o caminho que a CSG vem trilhando desde 2023. Nossa estrutura já contempla os principais pontos previstos na nova portaria. Seguiremos acompanhando todas as atualizações legais e técnicas para manter a operação em total conformidade com a legislação”, ressalta.
As novas regras entram em vigor após 180 dias da publicação, em 12 junho deste ano. Assim, as obrigações previstas passam a valer, a partir de dezembro deste ano, podendo ser prorrogado, visto que as concessionárias aguardam a especificação do protocolo de comunicação entre sistemas, que deve ser elaborado previamente pela Senatran.
Sinalização e atendimento presencial reforçam experiência do motorista
Com o objetivo de ampliar a segurança e facilitar a compreensão dos motoristas sobre o sistema de pedágio eletrônico, a CSG tem investido em sinalização e atendimento ao cliente nos trechos sob sua concessão. Foram instaladas placas informativas antes e depois dos pórticos, orientando sobre o funcionamento do sistema e os meios de pagamento aceitos. A sinalização horizontal também foi reforçada com materiais refletivos, aumentando a visibilidade, especialmente em períodos noturnos ou de baixa luminosidade.
A concessionária também iniciou a personalização do pórtico de pedágio eletrônico, destacando o ponto da cobrança automática. Além disso, nove bases de atendimento foram implantadas ao longo das rodovias concedidas, oferecendo suporte presencial aos motoristas, inclusive para orientações e pagamentos, tanto em formato digital quanto em dinheiro. As iniciativas reforçam o compromisso da CSG com a segurança viária e a experiência dos usuários.
Queda na inadimplência
A taxa de inadimplência no pagamento das tarifas do pedágio, que no início da operação estava em 7,5%, caiu para 3,8% entre os meses de janeiro e junho deste ano. A CSG oferece as opções por TAGs eletrônicas, PIX, cartão de crédito ou débito, além de canais próprios como o site oficial (csg.com.br), o aplicativo CSG Free Flow e nove bases presenciais de atendimento ao cliente distribuídas ao longo das rodovias concedidas. A CSG ainda mantém interoperação com rede SIM e Reckpay para pagamento via app dessas empresas. O pagamento deve ocorrer 30 dias após a passagem pelo sistema.