Mercadoria era transportada sem nota fiscal na divisa com Santa Catarina
A Receita Estadual do Rio Grande do Sul autuou dois caminhões que transportavam, sem qualquer documentação fiscal, cerca de R$ 8 milhões em cigarros. As abordagens ocorreram nos dias 9 e 10 de julho no Posto Fiscal de Passo do Socorro, na BR-116, em Vacaria, na divisa com Santa Catarina.
Cada veículo transportava aproximadamente R$ 4 milhões em cigarros sem nota fiscal. A irregularidade foi constatada após conferência da carga durante operação de rotina realizada por equipes da Receita Estadual, com apoio da Turma Volante Municipal de Vacaria e da Guarda Municipal.
A ação foi baseada no monitoramento das operações da empresa responsável pelos caminhões, a partir do cruzamento de dados e indícios de sonegação identificados por meio dos sistemas de inteligência do fisco gaúcho. Segundo a Receita Estadual, novas ações no setor estão previstas para os próximos meses.
Além dos prejuízos financeiros ao erário, o transporte irregular gera concorrência desleal entre empresas e penaliza os contribuintes que atuam em conformidade com a legislação. A iniciativa está alinhada ao programa Receita 2030+, que reúne 30 medidas para modernizar a administração tributária do Rio Grande do Sul.