Atendimentos reiniciaram na manhã desta quarta-feira (02)
Foi reaberta na tarde desta terça-feira (1º) a Unidade Básica de Saúde (UBS) Centenário, após reforma com participação da iniciativa privada, comunidade e Secretarias Municipais da Saúde e Obras e Codeca. Os atendimentos à comunidade começaram na manhã de quarta-feira (02).
Uma cerimônia para demarcar a reabertura e agradecer aos envolvidos foi realizada na própria UBS. A prefeita em exercício, Paula Ioris, agradeceu em nome do Poder Público: “Esse esforço é algo muito bonito, e a união mostrada por essa comunidade e pelas empresas é algo que deve ser muito valorizado. Quero parabenizar a todos e agradecer, porque essa parceria é algo que engrandece a todos como seres humanos“.
Um termo de doação foi firmado em 30 de agosto para formalizar a reforma da UBS Centenário. Fabiano Cavalheiro, proprietário da empresa Constru Norte, coordenou voluntariado que contou inclusive com pessoas físicas e jurídicas de Santa Catarina. Ele falou em nome da empresa e também de outros parceiros, como empresa G Solo Sondagens Geotécnica Eireli, Nelson Fratta Junior e outros de empresas e demais doadores. O presidente da Amob Centenário, Amarildo de Borba, agradeceu em nome de toda a comunidade que auxiliou na reforma.
A reforma contemplou melhorias na estrutura, na pintura e acabamentos. Para garantir a segurança dos usuários e da equipe da UBS, a Defesa Civil, que também foi parceira, fará avaliações periódicas do terreno durante todo o funcionamento. A Unidade é um prédio antigo, que originalmente era um centro comunitário e que sofreu sérios danos com as chuvas de maio. Os trabalhos foram possíveis após minuciosa avaliação de risco realizada por técnicos do Município após novas avaliações do solo em período menos chuvoso, que constatou a possibilidade de reabertura mediante melhorias pontuais na estrutura.
A secretária Daniele também anunciou que a UBS Vila Cristina será reaberta no próximo dia 14. Essa UBS está sendo reformada por Secretarias da Saúde, Habitação, Recursos Humanos e Logística, Obras, Samae e a Subprefeitura local. Com esses reparos, a Unidade voltará a funcionar até que uma nova seja construída, em outro ponto do mesmo terreno. Os recursos já estão garantidos pelo Município.