Investimento bilionário prevê terminal offshore, complexo industrial e ferrovia ligando o Litoral Norte ao Paraná
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) autorizou a implantação de um novo porto privado em Arroio do Sal, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (4) no Diário Oficial da União.
O empreendimento, batizado de Porto Litoral Norte, é de autoria da empresa Doha Investimentos e Participações, de Porto Alegre. O terminal será offshore, a 2,8 quilômetros da costa, e terá um complexo industrial e de passageiros em uma área de cerca de 150 hectares no bairro Arroio Seco, com acesso direto à BR-101 por meio de viaduto.
O investimento estimado é de R$ 55 bilhões, totalmente com recursos privados. O projeto prevê um calado de 30 metros, que permitirá a atracação de navios de grande porte. A capacidade operacional planejada é de 23,4 mil contêineres e movimentação anual de até 43,9 milhões de toneladas.
A proposta também inclui a retomada do plano de construção de uma ferrovia ligando Arroio do Sal a Terra Roxa, no Paraná. A iniciativa já havia recebido aval preliminar da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 2023, mas foi arquivada por falta de manifestação da empresa.
O novo terminal ficará cerca de cinco quilômetros ao norte da área projetada para o Porto Meridional, conduzido pela DTA Engenharia, que está em fase de atualização dos estudos ambientais junto ao Ibama.
Agora, para avançar, o Porto Litoral Norte depende do aval do Ministério de Portos e Aeroportos.