Luiza Zulian da Costa foi selecionada como um dos destaques da 4ª edição do programa
A jovem associada da Sicredi Ibiraiaras RS/MG e moradora de Antônio Prado, Luiza Zulian da Costa foi selecionada como um dos destaques da 4ª edição do programa “Módulo de Projetos e Mentorias”, promovido pelo Comitê Jovem do Sicredi.
Luiza concorreu com o projeto “Força Feminina Pradense” que busca fortalecer a atuação de mulheres da comunidade de Antônio Prado, promovendo autonomia, inclusão e empoderamento por meio de ações práticas. A iniciativa da jovem Luiza reforça o papel transformador da juventude no cooperativismo e o potencial das mulheres no protagonismo social.
Seu projeto conquistou o primeiro lugar entre os representantes da cooperativa e agora segue para a etapa que prevê inscrição à bolsa internacional WYCUP, vinculada à Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU), que será realizada em 2026, em Sidney, na Austrália.
A jovem apresentou seu projeto em formato de pitch para uma banca avaliadora, detalhando problemas enfrentados em sua comunidade, soluções propostas, captação de recursos e impactos esperados.
O Programa teve duração de três meses e os jovens participantes contaram com mentorias e capacitações aos sábados, totalizando 348 horas de formação com apoio da Fundação Sicredi e do Impact Hub. A jornada incluiu workshops, mentorias individuais e coletivas, além de encontros presenciais e virtuais.
O Comitê Jovem do Sicredi tem como objetivo principal estimular a formação de lideranças e desenvolver soluções cooperativas com foco em inovação e impacto social. Atualmente, 32 cooperativas contam com comitês jovens ativos, reunindo mais de 2,5 mil associados.