Capacitação integra a Semana de Justiça Restaurativa e fortalece práticas para mediação de conflitos nas escolas
Ao longo de 2025, 94 professores da Rede Municipal de Ensino de Caxias do Sul concluíram a formação “Facilitadores de Círculos de Construção de Paz”, voltada ao fortalecimento de práticas restaurativas e à criação de ambientes escolares mais seguros e colaborativos. A capacitação promoveu vivências, estudos e momentos de diálogo para preparar educadores na mediação de conflitos e no cuidado com as relações no cotidiano escolar.
Realizada entre agosto e novembro, a formação contou com sete turmas conduzidas pelos facilitadores Marivane Aparecida Carvalho da Rosa, assessora pedagógica da CIPAVE e Comissão de Paz da Secretaria Municipal da Educação (SMED); e pelos representantes da Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social (SMSPPS), Délcio Cruz Junior e Rodolfo Pizzi.
Segundo Marivane, os efeitos da formação são percebidos diretamente no clima das escolas. “A formação de facilitadores de Círculos de Construção de Paz na Rede Municipal de Ensino é de grande importância, pois promove um ambiente escolar mais saudável, acolhedor e colaborativo. Essa prática reflete na melhoria do clima escolar, na resolução pacífica de conflitos e no desenvolvimento de uma cultura de convivência baseada no respeito, na empatia e na responsabilidade coletiva”, afirmou.
A cerimônia de certificação ocorreu na tarde de segunda-feira (17), no Auditório do Centro Administrativo Municipal, e integrou a programação da XI Semana de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul, marcando o encerramento do ciclo formativo.