Evento registrou 6,5 mil livros vendidos e destaque para palestras de Monja Coen, Allan Dias Castro e Francisco Bosco
O primeiro fim de semana da 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul movimentou a Praça Dante Alighieri. Entre sexta e domingo, cerca de 26,3 mil pessoas passaram pelo espaço, que registrou a venda de 6.570 livros.
O momento mais marcante ocorreu no sábado (28), durante o bate-papo com a Monja Coen, líder espiritual zen budista. Mais de 400 pessoas acompanharam a palestra no palco principal. No auge do encontro, quando os sinos da Catedral Santa Teresa tocaram às 18h, a monja pediu silêncio ao público, que prontamente atendeu. Em seguida, ela encerrou a fala com a frase: “Que a paz prevaleça na terra”.
Além da monja, o sábado contou com a participação do poeta Allan Dias Castro, referência nas redes sociais por seu projeto de poesia falada. Ele destacou que encontra no cotidiano a inspiração para seus poemas. No domingo, Francisco Bosco dividiu o palco com Gilmar Marcílio em uma conversa sobre filosofia, comportamento e redes sociais.
A programação cultural também teve música e dança. A Orquestra Municipal de Sopros apresentou o concerto Rock Sinfônico no sábado, e o André Arrosi Quarteto encerrou o palco principal no domingo. O Conjunto de Projeções Folclóricas Tio Xico levou danças tradicionais para a praça na tarde de domingo.
A literatura também ganhou espaço especial. A Galeria Gerd Bornheim recebeu a sessão de autógrafos do último livro de José Clemente Pozenato, O Fabuloso País da Cocanha. No mesmo espaço, a exposição Bichos, da dupla Gio e Doug, abriu na sexta-feira. Ainda no sábado, a Biblioteca Humana atraiu público para relatos de imigrantes que vivem em Caxias, como Hsueh Yu, de Taiwan, e Djimy Precilien, do Haiti.
A 41ª Feira do Livro segue até 12 de outubro, com 24 bancas instaladas em uma estrutura de 2,7 mil metros quadrados.