Unidade deve ser referência em atenção especializada e conta com exames, especialistas e bloco cirúrgico
A zona sul de Caxias do Sul vai receber a primeira policlínica pública da cidade. A Prefeitura anunciou nesta sexta-feira (18), que a unidade deve construída no bairro Esplanada, em uma área pública de 8,2 mil metros quadrados, localizada entre a avenida Martim Francisco Spiandorelo, avenida Dr. Assis Mariani e a rua Henrique Leonardi.
O investimento é de R$ 30 milhões, com recursos do Governo Federal por meio do programa PAC Seleções – Saúde 2025 e foi confirmado nesta quinta-feira (17). A estrutura segue o modelo padrão do Ministério da Saúde e visa ampliar o acesso da população a atendimento médico especializado, exames de média e alta complexidade e procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade.
A policlínica deve ser uma etapa intermediária entre as UBSs e os hospitais. O paciente passa por uma consulta na Unidade Básica de Saúde e, se houver necessidade, pode ser encaminhado para a policlínica. O local vai contar com exames como tomografia, raio-X, ecografia, ressonância magnética, além de laboratório. Também haverá bloco cirúrgico para procedimentos ambulatoriais.
A proposta é qualificar a rede de atendimento e reduzir a sobrecarga nas unidades de urgência, com foco em especialidades como:
– Saúde da mulher, do homem, da criança e do idoso
– Doenças crônicas (como diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, AVC e infarto)
– Saúde mental
– Ortopedia
– Otorrinolaringologia
– Atendimento a vítimas de violência