Lucas Caregnato defende convênio para uso de parte do colégio, enquanto UFRGS define sede definitiva na cidade
O presidente da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, Lucas Caregnato, sugeriu nesta segunda-feira (18) que parte da estrutura do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, seja utilizada provisoriamente para a implantação do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no município.
“Estamos acompanhando com muita alegria a implantação do campus da UFRGS aqui em Caxias. Hoje, pelo que está se colocando, havia uma discussão inicial em torno do Campus 8, mas a Universidade [UFRGS] já pensa em locais mais na região central da cidade, o que eu acho acertado”, afirmou.
Caregnato destacou que recebeu indicações de que o Cristóvão de Mendoza, atualmente em reforma, poderia atender à demanda inicial da universidade. “É uma escola pública estadual que está sendo reformada. Eu imagino que o Cristóvão tenha espaço físico para mais de 3 mil vagas e hoje deve ter uns 700, 800 alunos matriculados. Então, para agilizar a implantação da Universidade Federal, poderia ser feito um convênio junto com o governo do Estado, lógico, mantendo a escola, não é no sentido da UFRGS tomar o Cristóvão, de forma nenhuma”, explicou.
O presidente ressaltou que a proposta busca aproveitar salas de aula, auditório e áreas esportivas do colégio que poderiam receber as primeiras turmas. “O que penso que poderia ser viável é utilizar parte daquele espaço que não vai ser usado pelos estudantes para dar conta do início das atividades da UFRGS em disciplinas mais teóricas, que são as iniciais. Havendo a intenção do governo do Estado, a Universidade já poderia começar a utilizar o espaço logo mais, porque ele inclusive está reformado”, disse.
Caregnato ainda reforçou a localização estratégica da escola. “É na região central da cidade, ou seja, acesso a ônibus seria perfeito, até que a reitoria faça a aquisição de outro prédio. Seria triste termos aquele espaço todo reformado e lindo como está, não sendo utilizado, enquanto temos uma Universidade Federal batendo à nossa porta”, completou.
A sugestão do presidente da Câmara deve ser encaminhada, ainda nesta semana, Frente Parlamentar em Defesa da Universidade Federal da Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul e também à reitoria da UFRGS.