Lucas Caregnato também sugeriu criar uma fundação público-privada, para contratar horas médicas ou médicos PJs
A convocação do secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, para prestar esclarecimentos aos vereadores, foi proposta pelo presidente do Legislativo caxiense, Lucas Caregnato/PT. A partir da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (17), ele também sugeriu a criação de uma fundação de caráter público-privado, para a contratação de horas médicas ou médicos como pessoas jurídicas (PJs).
O chefe da Câmara explicou que, para convocar o titular da pasta, é necessário um requerimento assinado por, pelo menos, três vereadores. Ele se embasou no artigo 234 do Regimento Interno da Casa (resolução 244/A). Sustentou que o convocado será obrigado a responder aos questionamentos dos parlamentares.
Caregnato afirmou que se esgotou a tolerância para com os problemas da saúde da cidade, a qual classificou como um dos piores exemplos de gestão pública no Brasil. Enumerou gargalos, tais como: falta de efetivo médico nas unidades de pronto atendimento (UPAs) e nas unidades básicas de saúde (UBSs), além de especialistas no Centro de Especializado de Saúde (CES); déficit nos estoques de medicamentos; goteiras nas UBSs. Citou, ainda, prazos de 3 anos para exames de colonoscopia e de meses para diagnóstico de autismo.
O petista lembrou que, na Legislatura anterior (2021-2024), a Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde (CPI) já havia apontado uma série inconsistências no atendimento do setor. “Mesmo assim, a antiga secretária da pasta, Daniele Meneguzzi, hoje é a adjunta”, referiu.