Nesta semana as equipes da Prefeitura estão atuando no bairro Villa Lobos
A primeira força-tarefa da Prefeitura de Caxias do Sul, encaminhada pela Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução, totalizou mais de 60 intervenções na região do loteamento Monte Carmelo, na Zona Sul. O trabalho reuniu equipes de várias secretarias durante cinco dias, incluindo o final de semana. Desde o início desta semana as equipes concentram esforços em um bairro vizinho, o Villa Lobos.
Segundo levantamento da Coordenadoria, no Monte Carmelo, incluindo os loteamentos Adamatti, Vêneto e Caravaggio, foram podadas 15 árvores, sendo duas ações consideradas de alta complexidade pelas equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). Três plantas foram suprimidas devido ao risco de queda e interferência na rede elétrica.

Conforme a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), foram mapeados 46 pontos de manutenção corretiva na iluminação pública. Nesse contexto, foram realizadas 36 trocas por luminárias de led. Os 10 pontos pendentes não puderam ser acessados em razão da condição das vias de acesso, ou seja, os caminhões não conseguiram chegar, contudo, em breve os serviços serão concluídos.
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) realizou a roçada e pinturas de meio-fio em trechos que totalizam meio quilômetro, além da revitalização de uma faixa de pedestres, duas retenções, três quebra-molas e instaladas 15 placas de sinalização.
O serviço de patrolamento totalizou 14 vias. O cascalhamento utilizou 53 toneladas de brita. Foram usadas 180 toneladas de terra para revestimento das ruas, sendo necessárias mais 90 toneladas (cerca de 25 caminhões truck), serviços que devem ser finalizados até sexta-feira (14). Além disso, houve uma operação tapa-buracos da Companhia de Desenvolvimento de Caxias (Codeca).
O diretor-geral da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), João Uez, que atua na Coordenadoria Extraordinária de Reconstrução, vinculada ao Gabinete do Prefeito Adiló Didomenico, conta que, com a finalização dos trabalhos no Monte Carmelo, as equipes começaram a ser deslocadas para a região do bairro Villa Lobos. “O objetivo é recuperar áreas danificadas pelo excesso de chuva registrado em maio. O tempo bom dos últimos dias permitiu que as equipes atuassem em várias frentes. Dessa forma, conseguimos alinhar cronogramas e atender à comunidade com mais agilidade”, resume Uez.
