Entre os cadastros unipessoais, há 1,5 mil homens e 1 mil mulheres recebendo o benefício na cidade
Prefeitos de cidades da Serra se reuniram, na tarde desta quinta-feira (14), com o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi Siqueira para obter informações sobre a revisão do Bolsa Família que está sendo realizada naquele município. Estiveram presentes o prefeito de Caxias do Sul Adiló Didomenico e demais representantes, além do prefeito de Garibaldi, Sérgio Chesini e um representante da Prefeitura de Farroupilha.
O objetivo é implementar a revisão dos cadastros do Bolsa Família, que está surtindo efeitos positivos em Bento, também em Caxias do Sul. A ação será voltada a cadastros unipessoais. De acordo com o que disse Adiló: “Vamos focar em homens que vivem sozinhos, que não tem esposa, filhos, que trabalham na informalidade ou não trabalham. Pretendemos oferecer a eles capacitação, emprego e ajudar, inclusive, na elaboração de documentos”, explica. Caxias do Sul tem 2.559 cadastros unipessoais – 1.536 homens e 1.023 mulheres, ou seja, família compostas por apenas uma pessoa. Vale lembrar que o benefício do Governo Federal é oferiecido para pessoas com baixa renda em geral, sem necessidade de ter filhos.
O presidente da FAS (Fundação de Assistência Social) avalia que é uma boa prática adotada e que já na segunda-feira irá organizar a ação com os servidores. “Conhecemos como Bento Gonçalves está fazendo essa avaliação destes cadastros e voltamos com a tarefa de aplicar essa boa prática em Caxias. Faremos visitas domiciliares a estes cadastros masculinos e, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, vamos oferecer capacitação para o encaminhamento ao mercado de trabalho”, explica Rafael Vieira.
O município de Carlos Barbosa também integrará esta força-tarefa de revisão dos cadastros do Bolsa Família.