Secretaria de Trânsito informou que não há data para que os pardais comecem a multar
Mesmo com a previsão inicial de início das autuações para junho, a Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informou nesta sexta-feira (11) que ainda não há data definida para o início da aplicação de multas por meio dos controladores de velocidade instalados nas vias urbanas de Caxias do Sul.
A Prefeitura segue concluindo os estudos técnicos necessários para que os equipamentos estejam aptos a registrar infrações de trânsito. Enquanto isso, imagens captadas pelos controladores já em operação foram divulgadas, revelando casos de velocidade extrema. Em um dos registros (veja imagem abaixo), um veículo Mercedes-Benz Classe A 250 trafegava a 143 km/h em um trecho onde o limite permitido é de 60 km/h — velocidade 138,3% acima do máximo regulamentado.

De acordo com a Secretaria, os estudos visam a finalização do plano de sinalização e operação, com foco na prevenção de sinistros. Os equipamentos já estão operacionais, integrados ao Centro Integrado de Operações (CIOp) e ao sistema de cercamento eletrônico, mas ainda não estão multando motoristas por excesso de velocidade.
Diante de uma nova onda de críticas nas redes sociais sobre o tema, o prefeito Adiló Didomenico reforçou que os equipamentos só começarão a autuar após três etapas: a conclusão dos estudos técnicos, a instalação completa da sinalização viária e a realização de uma ampla campanha de conscientização da população. Ainda não há previsão de quando isso ocorrerá.
Apesar de casos pontuais de alta velocidade, levantamentos preliminares indicam que a maioria dos motoristas respeita os limites. Em fevereiro de 2025, apenas 1,86% dos veículos monitorados pelos 17 controladores em operação trafegaram acima da velocidade permitida. Em março, esse percentual caiu para 1,63%.
Além da função educativa e preventiva, os controladores também têm contribuído com as forças de segurança, auxiliando na identificação de veículos envolvidos em crimes como furtos, roubos e sequestros.
Confira a seguir os locais onde os controladores de velocidade estão instalados em Caxias do Sul.