Ao todo, serão 55 leitos novos e 15 transferidos do antigo para o novo prédio, inaugurado pelo governador Eduardo Leite em abril
A prefeitura de Caxias do Sul anunciou na manhã desta segunda-feira (14), a abertura de 70 leitos no espaço ampliado do Hospital Geral (HG). No Salão Nobre do Centro Administrativo, representantes do setor público e da instituição de saúde formalizaram o contrato para a ativação dessas vagas hospitalares.
Os novos leitos estarão disponíveis tanto estrutura, que foi entregue em 28 de abril deste ano, após um período de nove anos de construção. Esse edifício de sete andares está localizado ao lado do prédio atual do HG e foi projetado exclusivamente para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Caxias do Sul, bem como de outros 48 municípios. Embora o contrato tenha sido oficialmente assinado na sexta-feira (11), a ativação dos leitos foi marcada por um evento simbólico ocorrido nesta segunda.
O diretor do HG, Sandro Junqueira, explicou que dos 70 leitos anunciados, 55 são totalmente novos, enquanto 15 foram reativados do prédio antigo do HG.
O cronograma organizado pela instituição prevê para a partir da terça-feira (15), a transferência dos pacientes da UTI Adulto, atualmente localizada no 5º andar do edifício antigo, para o novo prédio. Isso possibilitará, a partir do dia 22 de agosto, a reativação de 15 leitos no prédio atual que haviam sido fechados durante a pandemia, quando o atendimento aos casos de covid-19 foi priorizado.
A ativação desses leitos foi possível graças ao repasse de R$ 53 milhões por parte do governo federal, através do Ministério da Saúde. A chegada desses recursos possibilitou custear o funcionamento do novo prédio do HG. Esse marco representa uma conquista importante para a saúde da região, ressaltou Junqueira.

