Confira como o Centro iniciou
O Posto do Centro de Valorização da Vida (CVV) de Caxias do Sul surgiu com as motivações similares ao propósito do serviço, o qual é oferecido há 62 anos no Brasil, atualmente com mais de 100 postos em todo o território nacional. A inquietação de um caxiense que perdeu um familiar em decorrência de suicídio o levou a procurar pelo serviço, porém na época, o mais próximo era oferecido na cidade de Novo Hamburgo. O fundador do centro pesquisou entidades que pudessem desenvolver o trabalho de prevenção ao suicídio e deparou-se com o centro, sentindo-se motivado a trazê-lo ao município.
Com essa motivação, ele estava dando início a uma caminhada, pois no dia 21 de maio de 2012, começou com o primeiro atendimento no posto de Caxias junto à rua General Malett, 189, no bairro Rio Branco, em uma sala cedida pela Legião Franciscana de Apoio aos Necessitados (Lefan), pertencente à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos do Rio Grande do Sul. Ainda em 2009, ele foi em busca de voluntários dispostos a cursar o Programa de Seleção de Voluntários – PSV – que capacita qualquer cidadão maior de 18 anos para atender pessoas que precisam de ajuda. Diante das informações sobre o funcionamento do CVV, um grupo de pelo menos 35 pessoas começou o primeiro PSV, que ocorreu em uma sala do Instituto CREAR no bairro Sagrada Família, no ano de 2010, seguido pelo segundo curso junto ao Centro Espírita Alunos do Bem, em 2011.
Do grupo que fez o PSV, pelo menos dez pessoas permaneceram e foram persistentes em fundar o posto em Caxias. A motivação de cada voluntário era muito particular, mas se confundia com o propósito de prestar apoio emocional a quem precisa de ajuda. A estratégia de divulgar a intenção desse grupo na mídia local deu certo. Alguns voluntários encontraram ali a curiosidade de realizar o PSV. Voluntários da época contam que a caminhada de montagem do posto foi muito difícil, pois haviam poucas informações. No entanto, o grupo foi eliminando todos os obstáculos, como criação da mantenedora, CNPJ, sala e formação dos voluntários.
Após dois anos de preparação, chega um dos dias mais emblemáticos para a formação do posto, no dia 19 de maio de 2012, o grupo participa da 1ª Caminhada do Abraço, inspirada em um movimento com uma ação em diversos países. Os voluntários saíram a pé da rua General Mallet, percorrendo a avenida Júlio de Castilhos até a Praça Dante Alighieri, distribuindo abraços e material de divulgação, anunciando o posto de Caxias que à tarde seria inaugurado.
A cerimônia de inauguração ocorreu na tarde do dia 19 de maio de 2012, com a presença dos primeiros voluntários, estimado em dez pessoas. O evento contou com a presença da secretária municipal da Saúde de Caxias do Sul, Maria do Rosário (Assistente Social) e com o frei Jaime Betega, que foi um dos responsável pela cedência do espaço. Na ocasião foi evocada a frase “Pela Vida e Vida em Abundância”, que tocou profundamente nos presentes, por se tratar de uma reflexão que vem ao encontro do que o CVV persegue, Valorização da Vida.
O primeiro atendimento foi no dia 21 de maio de 2012, às 8h da manhã, quando a voluntária Rosalina Capelari Andreazza recebeu as primeiras ligações pelo número 30191141, na antiga sala na General Malett, 189. A partir desta data, o CVV Caxias foi construindo sua caminhada de apoio emocional gratuitamente na prevenção de suicídio, por meio de dezenas de voluntários, que se dispõem a doar parte do seu tempo para ajudar pessoas que precisam ser ouvidas, compreendidas e acolhidas.