Prefeitura enviou ofício à CBF e reforça estrutura da Capital para receber grandes eventos esportivos
A Prefeitura de Porto Alegre formalizou, nesta quinta-feira (17), o interesse em sediar o Mundial de Clubes da FIFA em 2029. Um ofício foi enviado à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e entregue pessoalmente pelo prefeito Sebastião Melo ao presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman.
O Brasil se colocou à disposição da FIFA para receber a competição em 20 de junho, durante a primeira edição do novo formato do torneio, disputada nos Estados Unidos. Porto Alegre busca se posicionar como uma das cidades-sede, destacando sua experiência em grandes eventos e sua infraestrutura urbana e esportiva.
“Porto Alegre é uma cidade pronta para receber grandes eventos, como a Copa do Mundo de Clubes. Caso o Brasil seja o país sede, será uma alegria receber novamente torcedores de todo o mundo na nossa Capital, o que vai impulsionar comércio, hotelaria e serviços”, afirmou o prefeito.
O processo é acompanhado pela secretária extraordinária da Copa do Mundo Feminina de Futebol 2027, Débora Rios Garcia. Ela ressaltou que a cidade “tem estrutura, tem paixão e tem experiência”, e que o município segue firme na busca por novas oportunidades, como amistosos internacionais.
O secretário-geral da FGF, Mauro Rocha, também participou da reunião.
Experiência em eventos esportivos
No documento enviado à CBF, a prefeitura destacou que Porto Alegre já foi sede de eventos como a Copa do Mundo FIFA 2014 e a Copa América 2019, além de ter sido confirmada como uma das cidades-sede da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027. Além disso, a capital gaúcha foi confirmada como sede no dia 7 de maio. O Estádio Beira-Rio vai receber partidas da competição, marcada para ocorrer entre 24 de junho e 25 de julho de 2027.