Ação ocorre nesta sexta-feira (30), em Caxias do Sul e São Marcos; quadrilha tinha como slogan “nosso golpe é igual Pix, cai na hora”
Cinquenta policiais civis desencadearam, na manhã desta sexta-feira (30), a operação Lacerta, em Caxias do Sul e São Marcos, na Serra gaúcha, que identificou e desmantelou uma quadrilha especializada no crime de estelionato e falsificação de documentos públicos e privados. A polícia estima que o grupo causou prejuízos de cerca de R$ 1,5 milhão a diversas empresas do Brasil.
As investigações apontaram que a quadrilha se especializou em efetuar a compra de produtos com alto valor agregado de grandes redes de varejo do país, para posteriormente revender a interessados. O grupo utilizava perfis falsos em redes sociais para negociar os produtos. A estimativa é de que eles tenham lucrado cerca de R$ 3 milhões com a prática.
Durante as investigações, que duraram 12 meses, foram realizadas diversas diligências que confirmaram a conduta de delitos dos integrantes do grupo, que, inclusive, mantinha slogans como “O foco é o Golpe” e “Nosso Golpe é igual Pix, cai na Hora”. Todo material de provas recolhido, foi apresentado ao Poder Judiciário, que autorizou o cumprimento de 17 medidas cautelares, cumpridas nesta sexta-feira.

Ao todo, foram sete mandados de prisão preventiva e dez mandos de buscas e apreensão, cumpridos nos bairros Serrano, Jardim Iracema e Jardim Eldorado, em Caxias e também na cidade de São Marcos. Um outro indivíduo também foi preso em flagrante por posse de arma de fogo e receptação de veículo provindo de golpe. O material apreendido durante a operação, ainda está sendo catalogado e contabilizado.
Segundo a polícia, outros grupos que praticam a mesma modalidade criminosa estão sendo monitorados e sofrerão as sanções penais no momento oportuno.