Animais eram abatidos e carneados no local. Grupo utilizava cavalos para transportar a carne
A Polícia Civil de Jaquirana e de Bom Jesus, em operação de repressão ao abigeato, desmantelou na manhã desta sexta-feira (17), um grupo criminoso que praticava diversos furtos de gado na região, abatendo e carneando o gado no próprio local, onde só ficavam cabeça e vísceras.
O grupo, que era composto por quatro indivíduos de 22, 24, 30 e 62 anos, atuava preferencialmente nos fins de semana. Segundo a Polícia Civil, os suspeitos utilizavam cavalos para monitorar as fazendas e escolher os alvos “mais fáceis”.
Após o escurecer, retornavam ao local, utilizavam arma de fogo para abater o animal. Este era cortado em diversas partes as quais eram transportadas a cavalo até um veículo que aguardava em esconderijo na beira da estrada.
De acordo com elementos colhidos no inquérito, o grupo criminoso também realizava ameaças com armas de fogo a populares para que “não fossem denunciados” no intuito de intimidá-los para que não chamassem a polícia.
Conforme a polícia, três pessoas foram presas preventivamente, e um quarto indivíduo foi intimado a cumprir medidas cautelares. Ainda, durante busca foram apreendidas duas armas de fogo, diversas munições e uma ave silvestre em cativeiro.
As investigações prosseguem a fim de identificar outros criminosos que realizavam a receptação da carne furtada. Os presos serão encaminhados ao Presídio Estadual de Vacaria e segue à disposição da justiça.
