Investigação apura esquema de extorsão com uso de armas, incêndios criminosos, sequestro e tortura em Caxias do Sul
A Polícia Civil prendeu, na manhã desta terça-feira (17), um foragido da Operação Omertà na cidade de Itapema, em Santa Catarina. O homem estava escondido desde a deflagração da segunda fase da investigação, que apura crimes de extorsão praticados com violência extrema em Caxias do Sul.
A prisão foi realizada com apoio da Polícia Civil catarinense. Segundo a investigação, o suspeito atuava diretamente nas cobranças armadas e utilizava incêndios em residências como forma de intimidação contra as vítimas, no contexto do esquema de extorsão.
Ainda no âmbito da operação, outro investigado, preso anteriormente em Imbituba durante a primeira fase da Omertà, teve a prisão temporária convertida em preventiva. Conforme os investigadores, novas provas apontaram a participação ativa do homem no sequestro e na tortura de uma das vítimas.
As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e evitar novos episódios de violência. De acordo com a polícia, o grupo utilizava agressões físicas e psicológicas como meio de cobrança de dívidas oriundas de empréstimos ilegais.
Com os novos desdobramentos, a Operação Omertà soma 12 prisões relacionadas a crimes de extorsão, tortura e outras práticas violentas associadas ao esquema criminoso.