Até mesmo um restaurante de comida japonese foi alvo da Operação Esplanada, que já prendeu 16 pessoas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina
Mais duas pessoas foram presas e entorpecentes foram apreendidos na tarde desta quinta-feir a(13) em Caxias do Sul. A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão Ao Crime Organizado (Draco) realizou apreenções de drogas nos bairros São Pelegrino (em um restaurante de comida japonesa), Cruzeiro, Esplanada e Santa Fé.
Nos locais em a polícia cumpriu mandado foram apreendidos aproximadamente 5,5 kg de maconha; 1,5 kg de cocaína; 120 gramas de haxixe; 568 de comprimidos de ecstasy, além de balanças. Conforme a Draco, os entorpecentes eram revendidos por meio de “tele-entrega”.
A ação é resultado de oito meses de investigações da ‘Operação Esplanada’, que entrou em sua 3ª fase nesta quinta. As buscas iniciaram após notícias de que um grupo criminoso organizado estaria atuando no tráfico interestadual de drogas, principalmente drogas sintéticas e cocaína, entre os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Operação Esplanada
Na primeira fase da operação, desencadeada em 29/04/2022, resultando na prisão de 08 pessoas e na apreensão de mais de 2.000 comprimidos de ecstasy além de grande quantidade cocaína.
Na 2ª fase da Operação Esplanada, dia 02/06/22, os mandados foram cumpridos nos bairros Santa Catarina, São Caetano e Santa Lúcia, em Caxias do Sul e no Bairro Ipanema, em Farroupilha, totalizando 06 prisões (duas mulheres e quatro homens) entre preventivas e em flagrante.
Saldo total das três fazes da Operação:
- 16 pessoas presas;
- 2768 unidades de ecstasy;
- 2,4 kg de cocaína;
- 5,5 kg de maconha;
- 170 gramas de haxixe;
- 6 porções de MDMA;