Segundo o vereador, atualmente, 60 mil pessoas aguardam algum tipo de consulta com especialista
Um rumor vem ganhando força nos bastidores da Prefeitura e na Câmara de Caxias do Sul sobre uma possível troca no secretariado da cidade. O vereador Rafael Bueno (PDT) está sendo cotado para se tornar o próximo secretário da Saúde. O boato ganhou força após a ida do parlamentar até Vitória (ES) para conhecer as tecnologias e investimentos na área da saúde, o que fez a capital capixaba estar no topo entre as capitais brasileiras com melhor acesso à saúde, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios. Bueno é presidente da Comissão de Saúde de Caxias e é atualmente o vereador com mais tempo na Casa Legislativa, estando no seu quarto mandato consecutivo.
Questionado pela Rádio Solaris, Bueno não descartou a possibilidade de assumir a pasta e relatou que já recebeu o convite em outras oportunidades. “Que bom que meu nome tem sido sondado, não é? Já houve convites em outras oportunidades do prefeito e que bom que diversas entidades, trabalhadores, Conselho de Saúde, sindicatos e principalmente colegas vereadores e servidores da saúde têm citado meu nome. Pela luta que eu tenho desde meus 17 anos e buscando conhecimento, e se gente assumir uma tarefa vai ser justamente para sair da zona de conforto, buscando conhecimento, vendo o que dá certo e sair do ar-condicionado e do café, e botar o pé na UBS para revolucionar o sistema de saúde de Caxias, porque tudo é possível“.
O vereador trouxe alguns dados sobre a lista de espera em Caxias do Sul. De acordo com Bueno, 60 mil pessoas aguardam algum tipo de consulta com especialista; 40 mil aguardam exames de alguma área especializada e 7,5 mil aguardam uma cirurgia agendada e não realizada. “Dá tempo da pessoa morrer sem poder fazer sequer a sua consulta com o especialista“.
O parlamentar explicou que há caxienses que aguardam desde 2016 a realização de exames, sendo que na lista para realização de uma ressonância magnética os pacientes chegam a esperar por dois anos e meio para poder fazer uma cirurgia. “Nós não estamos falando de uma cidade que não tem PIB, que não tem rede de hospital, ou parceiros para realizar. A gente tem! Eu acho que falta olhar para o horizonte e querer encontrar soluções, pois repito, quem quer faz, quem não quer arruma desculpas, e nós temos nosso trabalho com resultado. Então, pode ser que ali na frente a gente venha assumir algo a mais na saúde“, disse Bueno.
Procurada pela equipe de reportagem, a Prefeitura se limitou a dizer que até o momento não procede à informação da troca de secretariado, e informou que o atual secretário da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior, estava em Brasília com o prefeito Adiló Didomenico, buscando recursos para a área.