Secretaria de Segurança e Trânsito informou que essa e outras medidas devem ser implementadas em breve
Estacionamento rotativo, revisão de intersecções críticas e requalificação de vias estratégicas estão entre as principais soluções apresentadas no novo Plano de Mobilidade de Flores da Cunha. O documento, assinado pelo prefeito César Ulian, passa a orientar as ações do município em relação ao transporte, à circulação e ao desenvolvimento urbano e rural.
Abrangendo todo o território municipal, o plano estabelece a hierarquização do sistema viário, diretrizes para políticas públicas de mobilidade, gestão territorial e um conjunto de ações estratégicas voltadas à melhoria do trânsito e da segurança viária.
Entre as medidas práticas previstas, destacam-se:
Estacionamento rotativo: voltado à organização do tráfego e à melhoria da circulação na área central, com o objetivo de facilitar o acesso ao comércio e aos serviços.
Revisão de intersecções com necessidade de melhoria: a proposta busca aumentar a segurança e reduzir conflitos viários em cruzamentos movimentados.
Requalificação de vias estratégicas, como a Avenida 25 de Julho: principal eixo de circulação da cidade, a avenida será reformulada com foco em pedestres, motociclistas e no transporte coletivo, promovendo mais acessibilidade e fluidez.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, Transportes e Mobilidade, essas e outras medidas previstas no plano devem começar a ser implementadas em breve, conforme o cronograma definido pela administração municipal.
Para o secretário da pasta, Itamar Brusamarello, o plano representa um avanço essencial para o futuro de Flores da Cunha. “Passamos a contar com um instrumento legal que orienta nossas ações, define prioridades e embasa tecnicamente os projetos. Isso nos permite planejar o crescimento do município de forma mais organizada e sustentável”, destaca Brusamarello.