Estudo técnico identificou áreas de risco e orientou medidas emergenciais
A Prefeitura de Caxias do Sul apresentou à comunidade de Galópolis, na noite de quarta-feira (30), o resultado do mapeamento geológico, geotécnico e hidrológico da localidade. O estudo, iniciado em agosto de 2024, apontou risco de deslizamentos em situações de solo encharcado, especialmente quando o volume de chuva atinge cerca de 100 mm em 24 horas.
Com base nos dados, foi definido um plano de ação que inclui rotas de evacuação, pontos de abrigo e o treinamento de moradores para atuação em casos de emergência. A região foi dividida em sete áreas, cada uma com um morador responsável por multiplicar as orientações da Defesa Civil.
Também estão previstas obras de contenção e estabilização das encostas. Os anteprojetos estimam um custo de R$ 53 milhões. O município já está em busca dos recursos para viabilizar a realização dos serviços. Segundo a Secretaria de Obras, a licitação do primeiro tanque de retenção ocorre até o mês de novembro.
O material apresentado está disponível em formato digital. Participaram da reunião representantes das secretarias do Meio Ambiente, Obras, Segurança Pública, Habitação e da Defesa Civil estadual.