Projeto envolve 44 escolas, distribuirá 924 livros e promove encontros entre estudantes e escritores
A 21ª edição do Passaporte da Leitura foi lançada na terça-feira (12) em Caxias do Sul. O projeto é coordenado pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Diretoria do Livro, Literatura e Leitura, e integra o Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL), com apoio da Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA).
Nesta edição, 44 escolas participam do programa, que distribuirá 924 livros de autores selecionados. As obras serão trabalhadas em sala de aula e em atividades nas comunidades escolares. Em outubro, durante a 41ª Feira do Livro de Caxias do Sul, os estudantes poderão conhecer os escritores pessoalmente. Ao final, cada escola receberá kits com livros de todos os autores para compor o acervo de suas bibliotecas.
O projeto contará com a participação de 11 escritores de diferentes regiões do Brasil: Alessandra Roscoe, Antônio Schimeneck, Alexandre Rampazo, Blandina Franco, Eliandro Rocha, Helô Bacichette, Kiusam de Oliveira, Penélope Martins, Pedro Guerra, Raquel Matsushita e Silviane Scliar Sasson.
Desde sua criação em 2005, o Passaporte da Leitura já envolveu mais de 210 mil estudantes, 246 autores e distribuiu mais de 16 mil livros em Caxias do Sul.
A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes da Prefeitura, do Legislativo, professores e membros da comunidade cultural. Segundo o diretor do Livro, Literatura e Leitura, Cássio Immig, o projeto fortalece toda a cadeia do livro, do autor à escola, promovendo a formação de leitores e futuros escritores.