A tartaruga de água doce e os lambaris que eles pescaram foram devolvidos ao seu habitat natural
A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal flagrou pai e filho pescando irregularmente na Represa São Miguel, no Complexo Dal Bó, no bairro Fátima, em Caxias do Sul, neste domingo (14). Ambos foram encaminhados à Delegacia de Polícia e o material de pesca apreendido.
Com eles, foram localizadas uma tartaruga de água doce capturada com armadilha artesanal e lambaris vivos, que foram devolvidos ao seu habitat natural.


Durante o final de semana de rondas preventivas, a Patrulha Ambiental da GM abordou 79 pessoas nas áreas de represas, destas 24 banhistas, que foram orientados a não se banharem nos locais por ser proibido e ter perigo de afogamento.
Casal é preso na Represa Samuara: No sábado (13), um casal foi preso por posse de entorpecentes na área da represa Samuara. Após fugir ao avisar os agentes da Guarda e deixar pra trás a esposa grávida, o homem, já conhecido no sistema prisional, foi capturado. Reagindo a prisão, foi algemado e ambos foram encaminhados à Delegacia. Com eles foram apreendidos um cigarro de maconha e R$ 625. A motocicleta que ele dirigia sem habilitação foi encaminhada ao guincho.
Operação Verão: A 19ª edição da Operação Verão visa garantir a segurança e a preservação ambiental nas represas da cidade. Nesta temporada, o uso de barcos e de drones reforçará a ação conjunta, promovida pelo Samae em parceria com Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Patrulha Ambiental da Brigada Militar.
A operação busca conscientizar a população sobre o risco de nadar em represas, onde as águas aparentemente tranquilas escondem grandes profundidades e objetos submersos, como rochas e galhos. Outra preocupação é fiscalizar a realização de atividades proibidas nesses locais, como caça e pesca.
No verão passado, a 18ª edição resultou na abordagem de 946 pessoas nas áreas de represas e três apreensões de material para pesca irregular. Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, pelos números 115 e 0800 772.8600.