Previsão indica baixa incidência de chuva em março e abril em todo o Estado
O outono começou às 6h01min desta quinta-feira (20) e se estende até 20 de junho, às 23h42min. A estação é caracterizada como um período de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco.
De acordo com o meteorologista Flávio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), a estação deve apresentar condições mais neutras neste ano. “Diferente dos últimos anos, que foram influenciados pelo El Niño ou La Niña, em 2025 não teremos a atuação desses fenômenos”, explica.
Os meses de março e abril devem registrar baixa ocorrência de chuvas. “Essa condição dificulta a recuperação de mananciais e reservatórios afetados pela estiagem, impactando diretamente a agricultura”, afirma Varone. No entanto, a partir de maio e, especialmente, em junho, a tendência é de aumento nas precipitações, favorecendo a recuperação hídrica do Estado.
“O outono começa mais seco, mas gradualmente retorna à normalidade, com chuvas mais abundantes em maio e junho”, destaca o meteorologista.
As temperaturas devem ficar acima da média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul, principalmente em abril e maio. A chegada de massas de ar frio mais intensas é esperada apenas para o final da estação. “Isso não significa que não haverá incursões de ar frio ao longo do outono, mas elas serão mais esporádicas”, conclui Varone.
Foto: Depositphotos