Evento no interior de Flores da Cunha celebra também seis décadas da Igreja Matriz do distrito
A tradicional Festa Colonial da Uva e Festa do Moranguinho, que movimenta o distrito de Otávio Rocha, no interior de Flores da Cunha, já começa a tomar forma para sua próxima edição. Em 2026, o evento ganha um caráter ainda mais especial: celebra os 60 anos da Fecouva e da Igreja Matriz do distrito, reforçando a importância histórica, religiosa e cultural de uma das festas mais emblemáticas da Serra gaúcha.
A 15ª Festa Colonial da Uva e 5ª Festa do Moranguinho ocorre em dois finais de semana de 2026 – 20, 21 e 22 de fevereiro, e 27 e 28 de fevereiro e 1º de março. A programação promete reunir o melhor da produção local com exposição de produtos, feira comercial, gastronomia típica, apresentações artísticas e culturais, além de atrações que exaltam a vivência na colônia.
Nesta semana, a diretoria da festa anunciou as primeiras movimentações rumo ao evento, com destaque para a abertura das inscrições do novo trio de soberanas e o lançamento de um concurso para criação do Manual de Identidade Visual da Fecouva 2026.
A presidência desta edição está sob responsabilidade da biomédica e sommelier Caroline Dani, figura já conhecida na comunidade por sua trajetória ligada à festa desde a infância. Ela também preside a Associação Brasileira de Sommeliers – seção Rio Grande do Sul (ABS-RS). A nova diretoria conta ainda com vices dedicados às áreas de cultura, agricultura, alimentação e patrocínios, pilares que sustentam o sucesso da Fecouva ao longo das décadas.
Segundo Caroline, esta será uma edição marcada pela força comunitária e pelas raízes religiosas e produtivas de Otávio Rocha. “Estamos falando de uma das festas mais antigas do Estado relacionadas à uva e ao vinho, que também carrega a simbologia da fé e da resiliência de um povo que valoriza suas origens e cultiva a terra com dedicação”, afirma.
Inscrições abertas para o trio de soberanas
Um dos momentos mais aguardados da preparação da festa já está em andamento: a seleção do novo trio de soberanas que vai representar Otávio Rocha em 2026. As inscrições seguem abertas até 30 de maio, com o evento de escolha marcado para 13 de setembro.
As candidatas devem ter entre 18 e 30 anos, ser solteiras, sem filhos, e possuir vínculo com a comunidade de Otávio Rocha, sendo residentes há pelo menos um ano (mesmo que estejam temporariamente em outra cidade para estudo ou trabalho). Cada jovem deve representar uma a três entidades, sendo obrigatória a representação de uma instituição sediada na Paróquia de São Marcos. O regulamento completo e a ficha de inscrição estão disponíveis no perfil oficial da festa no Instagram, @fecouva.
A rainha e as duas princesas eleitas recebem coroa, faixa e uma premiação a ser divulgada pela Comissão Social, além de assumir a missão de divulgar a festa em diversos eventos oficiais.
Concurso para identidade visual celebra os 60 anos
Outra ação importante divulgada pela diretoria é o concurso para escolha do Manual de Identidade Visual da Fecouva 2026, em parceria com a Prefeitura de Flores da Cunha. O projeto deve refletir os 60 anos da festa e da Igreja Matriz de Otávio Rocha, com referências à cultura, religiosidade e trajetória do distrito.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 5 de maio. No dia 14, os inscritos deve apresentar suas propostas à comissão julgadora. O projeto vencedor será premiado com R$ 2 mil. O regulamento e o formulário de inscrição também estão disponíveis no perfil da Fecouva no Instagram.
Diretoria Executiva da Fecouva 2026
Presidente: Caroline Dani
Vice-presidente de Cultura e Entretenimento: Gabriela Boff
Vice-presidente de Agricultura: Ademir Barp
Vice-presidente de Alimentação: Izaia Galiotto
Vice-presidente de Patrocínios e Apoios: Marília Cagnin
Tesouraria: Darci Dani e Vera Rosa
Secretariado: Andressa Manosso e Adriana Dotti