Concerto gratuito ocorre na próxima quarta-feira (17), às 19h30min, na Igreja São Pelegrino, com repertório natalino e festivo
A Orquestra Filarmônica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) realiza, na próxima quarta-feira (17), um concerto especial em Caxias do Sul para marcar a chegada da instituição à Serra Gaúcha e a implantação do futuro Campus Serra. A apresentação ocorre às 19h30min, na Igreja São Pelegrino, com entrada gratuita e aberta ao público.
O concerto integra a agenda comemorativa da UFRGS no município e conta com repertório natalino e festivo. A iniciativa busca aproximar a universidade da comunidade local por meio da extensão universitária e da produção cultural.
Para a reitora da UFRGS, Marcia Barbosa, o concerto reforça o compromisso da instituição com a interiorização, a produção cultural e a promoção da arte como dimensão fundamental da universidade pública. “A UFRGS inicia suas atividades através da extensão, que é o canal de diálogo da UFRGS com a comunidade. Sob a liderança da pró-reitora de Extensão, Daniela Pavani, a Orquestra Filarmônica da UFRGS dialoga com o público da Serra Gaúcha”, destacou.
Criada em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a Orquestra Filarmônica da UFRGS é formada majoritariamente por estudantes do curso de graduação em Música da universidade e tem como objetivo promover a formação artística e a vivência profissional em orquestra para jovens músicos.
O maestro e diretor do Instituto de Artes da UFRGS, Carlos Fecher, ressaltou o caráter simbólico da apresentação. “Será um concerto importantíssimo, uma forma de marcar o acolhimento de Caxias do Sul, o acolhimento à UFRGS, e é uma forma sensível de comemorarmos esse momento histórico para a cidade”, afirmou.
O evento é promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, pela UFRGS e pela Orquestra Filarmônica da UFRGS, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Prorext), do Instituto de Artes, do Fórum da Sociedade Civil, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, da Frente Parlamentar UFRGS na Serra e da Paróquia São Pelegrino e Nossa Senhora da Piedade.