Obras está parada desde abril; entenda o motivo
Desde o final de abril, as obras no acesso e no interior do bairro Desvio Rizzo foram paralisadas após a rescisão do contrato entre a empresa responsável e a Prefeitura de Caxias do Sul. Isso causou atrasos na entrega e frustração aos moradores do bairro, que possui mais de 70 mil habitantes. No entanto, o Poder Executivo anunciou nesta sexta-feira (5) que as obras serão retomadas na próxima segunda-feira (8) sob responsabilidade de uma nova empresa, a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca).
Em abril, a Prefeitura rescindiu o contrato com a empresa responsável pelas obras após diversas notificações para acelerar e atualizar o cronograma. A empresa vencedora da licitação enfrentou problemas financeiros, impossibilitando a continuidade do contrato. No mês passado, a Codeca já havia assumido a revitalização para melhorar a circulação na região.
O prefeito Adiló Didomenico afirmou que a obra não foi abandonada, mas que o Município não pôde dar continuidade devido às chuvas, especialmente porque o contrato foi encerrado cinco dias antes das enchentes. Uma novidade é que agora a Prefeitura adquiriu um seguro, assim, a companhia seguradora será responsável por buscar uma nova empresa para assumir as obras caso haja rescisão de contrato.
Outro anúncio é que nos próximos dias devem começar as obras de revitalização na região de Santa Lúcia e Jardim das Hortências, também sob responsabilidade da Codeca, após aprovação de um valor de R$ 40 milhões pelo Poder Legislativo.
É importante mencionar que o município está adquirindo asfalto pronto de uma empresa de fora do Estado, pois a usina de Caxias foi soterrada em maio, causando atrasos nas operações de Tapa-Buraco, já que a empresa não consegue fornecer grandes quantidades de matéria-prima para Caxias, pelo fato da cidade não ser cliente anteriormente. No entanto, a Codeca já adquiriu uma nova usina no valor de R$ 4 milhões, que deverá ser instalada dentro de 30 dias.