Estrutura já conta com 10 das 34 vigas necessárias concluídas
As obras de duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, no km 73 da ERS-122, seguem em ritmo acelerado em Caxias do Sul. Com um investimento de R$ 50 milhões, os trabalhos tiveram início no dia 29 de janeiro e já contam com 10 das 34 vigas necessárias para a nova estrutura.
Para viabilizar a construção, foi instalada uma unidade de fabricação de vigas no próprio local. Além disso, sob a ponte existente, ocorre a abertura de um caminho de serviço para limpeza, terraplanagem e supressão, conforme licença ambiental emitida pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM). A obra envolve diretamente 75 trabalhadores e, até sua conclusão, serão utilizados 740 mil quilos de aço e quase 5 mil metros cúbicos de concreto.
De acordo com concessionária CSG, o cronograma está sendo cumprido e as intervenções devem ocorrer sem interferências no tráfego de veículos. Para minimizar impactos na circulação, foi construída uma estrutura provisória sob a ponte existente, permitindo o deslocamento dos maquinários e a continuidade dos serviços.
Sobre a duplicação
A nova ponte terá 267,95 metros de extensão e 12 metros de largura, contando com duas faixas de rolamento no sentido Norte. Cada pista terá 3,6 metros de largura útil, além de faixa de segurança de 1,5 metro, acostamento de 2,5 metros e guarda-rodas laterais.
O projeto atende às normativas para tráfego de veículos de carga da classe TB-450 e faz parte das obras de duplicação e melhorias da ERS-122, entre os km 69,08 e 80,04. A licença ambiental para a construção foi concedida pela FEPAM em 19 de dezembro de 2024.