Serviço na entrada da Linha 40 busca estabilizar encosta atingida por deslizamento durante a enchente de 2024
Uma das encostas mais afetadas pelas chuvas que atingiram a Serra Gaúcha em 2024 está passando por uma obra de reconstrução e drenagem que busca reforçar a segurança da ERS-122, no trecho entre Caxias do Sul e Flores da Cunha. Os trabalhos ocorrem no km 81,6 da rodovia, próximo à entrada da Linha 40, onde um grande deslizamento de terra comprometeu a estabilidade da pista em maio do ano passado.
A intervenção prevê a reconstrução do talude, a implantação de um novo sistema de drenagem e a ancoragem do solo para conter possíveis novos deslizamentos. Além da limpeza e terraplanagem da área, estão sendo instalados drenos horizontais profundos para captar a água acumulada no interior do maciço rochoso — um dos principais fatores de instabilidade do terreno. O investimento da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) na obra está estimado em R$ 20 milhões.
O escoamento da água será direcionado por meio de novas canaletas, bueiros de concreto e escadas de drenagem, com o objetivo de reduzir a pressão hídrica sobre a encosta em períodos de chuva intensa. Também está prevista a instalação de uma tela metálica ancorada por centenas de chumbadores de aço, estrutura que será finalizada com a aplicação de concreto projetado — técnica que cria uma camada de proteção reforçada sobre o talude.
O local foi classificado como ponto crítico após os desastres climáticos que marcaram o Rio Grande do Sul em 2024. O deslizamento registrado no trecho foi um dos maiores da região durante as chuvas de maio. A obra está em andamento há cerca de oito meses e, até o momento, o trânsito segue liberado no local, sem necessidade de bloqueios. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos no segundo semestre deste ano.