Intervenção integra a duplicação do Contorno Norte da ERS-122
A duplicação da ponte sobre o Arroio Tega, no km 73 da ERS-122, em Caxias do Sul, passou da metade da execução. De acordo com a CSG (Caminhos da Serra Gaúcha), concessionária responsável pelo trecho e pela obra, o projeto já ultrapassou 55% de avanço físico e segue dentro do cronograma previsto.
A nova ponte faz parte da duplicação do Contorno Norte de Caxias do Sul, uma das principais intervenções em andamento na rodovia. Com 267,95 metros de extensão e 12 metros de largura, a estrutura foi projetada para suportar veículos pesados da classe TB-450 e vai contar com duas faixas de rolamento de 3,6 metros, acostamentos de 2,5 metros e faixas de segurança.
O investimento é de R$ 50 milhões, oriundo da arrecadação do sistema de pedágio eletrônico Free Flow, e integra o conjunto de melhorias da ERS-122 entre os quilômetros 69,08 e 80,04.
Uma estrutura provisória sob a ponte existente garante o fluxo normal de veículos e o deslocamento de maquinários durante as obras. Até agora, já foram executadas 163 estacas e 130 metros de pilares.
Segundo o diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, o ritmo do trabalho tem sido acima do esperado. “Essa é uma das principais entregas previstas para melhorar a fluidez e a segurança neste trecho da ERS-122. Iniciamos os trabalhos no dia 29 de janeiro de 2025 e chegamos à metade da execução em menos de um ano”, destacou.