Com paralisia cerebral e muito apegada ao seu calçado desde a infância, a caxiense foi presenteada nesta quarta-feira (28)
Em um ato de solidariedade, uma usuária do CRAS Leste de Caxias do Sul foi presenteada com um tênis rosa que estava fora do catálogo há mais de 20 anos. A presenteada é Maiara Pereira, de 32 anos, com paralisia cerebral e muito apegada ao seu calçado desde a infância.
O presente foi entregue por Louise Barbosa, psicóloga do Centro de Referência de Assistência Social Leste, onde Maiara e a família são atendidas. Além disso, ela também frequenta o Centro-Dia Caxias, serviço especializado para o público PCD adulto em situação de dependência, mantido pela FAS em parceria com a AMAFA. Nesta manhã de quarta-feira (28/2), Maiara foi surpreendida com um novo modelo feito exclusivamente para ela. Sua mãe e cuidadora, Ilsa Maria Pereira, de 52 anos, conta do trabalho para manter o último par: “Eu costurei e estava lavando só com um pano, para não correr risco de estragar”. Maiara passa os dias com os calçados, um no colo e outro na mão.Ilsa conta que o tênis é companheiro da filha desde os 4 anos. No início ela usava muito, mas quando teve que parar de usar por causa de um inchaço nos pés, Maiara passou a segurar o calçado.

Em 2019, com o auxílio do jornal Pioneiro, a mãe entrou em contato com a empresa explicando a situação da filha e solicitando o tênis. Sensibilizados, os funcionários confeccionaram um substituto de forma manual.Como o calçado ficou novamente desgastado em função do uso, Louise foi atrás de resolver o problema. Depois de muita pesquisa, conseguiu contato com a empresa que fabricava o calçado. Mesmo ele não fazendo mais parte do portfólio, a equipe de desenvolvimento se debruçou sobre as planilhas. O resultado foi um tênis exclusivo para Maiara. Dentro da caixa, Maiara recebeu ainda pirulitos e uma carta dos envolvidos na fabricação do tênis, onde afirmam que ficaram “honrados em saber que em todo esse tempo pudemos levar conforto à Maiara através deste calçado”.