Maior parte dos resgates foi de cães e gatos, a partir de denúncias de maus tratos e abandono em época de férias
O Departamento de Proteção Animal (DPA) da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas) e a Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura lançaram no início de dezembro de 2025 a campanha “O Amor não tira férias, não me abandone”, com foco principalmente nas férias, época de ano onde há muito mais registros de abandonos de animais pela cidade, em razão de que as pessoas saem de férias e não levam seus pets.
Com as férias e as festas de final de ano, de 24 de dezembro a 4 de janeiro, a equipe do DPA trabalhou incansavelmente. Foram 36 animais resgatados e 60 atendimentos via telefone/whats. Entre os animais resgatados, uma égua foi encontrada abandonada em Forqueta, vítima de maus-tratos que não resistiu aos ferimentos; a cachorra Drica socorrida do incêndio da casa onde morava com a tutora no bairro Esplanada; a cadelinha grávida, Ophélia, que estava amarrada com cabos em uma árvore no Loteamento Colina do Sol e está no Hospital Veterinário da UCS a espera dos seus bebês; e seis filhotinhos de cachorro encontrados embaixo de entulhos de uma construção no bairro Bela Vista com a ajuda dos bombeiros. Todos vão para o canil e aguardam por adoção.
Além destes animais, foram recolhidos dois tucanos, uma tartaruga, uma cotia e um falcão. Os tucanos, como animais silvestres, foram encaminhados para a Secretaria Estadual do Meio Ambiente; os demais foram soltos em segurança na natureza.

A coordenadora de Resgastes e Maus-Tratos do DPA, Valeska Maronez, informa ainda que apenas no primeiro final de semana de janeiro de 2026 foram registradas 67 denúncias, tanto de maus tratos, como de abandono e briga entre animais deixados sozinhos pelos tutores.”A Prefeitura investiu firme esse ano na campanha O Amor Não Tira Férias. A intenção era que diminuissem e muito a quantidade de animais soltos, abandonados, para as pessoas tirarem férias. No entanto, durante o Natal e o Ano Novo nós tivemos mais de 60 atendimentos, a grande maioria de animais abandonados, inclusive com uma ocorrência triste, que foi a Ophelia amarrada com fios de luz numa árvore, sem comida, sem água, num bairro bem afastado e, para aumentar ainda a gravidade do fato, ela estava prenha. Nós tivemos também 36 resgates nesse período, um óbito de um animal atropelado na noite do dia 31 de dezembro. No site da Prefeitura foram exatamente 67 denúncias, sendo a grande maioria de maus-tratos, de pessoas que estão viajando e deixaram os seus animais desassistidos, de pessoas que abandonaram os seus animais em todos os cantos de Caxias”.
Para denúncias de maus-tratos ou emergências com animais em Caxias do Sul, o canal do DPA é o WhatsApp (54) 9 8418-6410 para plantão emergencial; para denúncias gerais e adoções, o telefone geral da Semmas (54) 3901-1445 ou o site da Prefeitura.


