Proposta amplia área de concessão, mantém modelo econômico e prevê obras em até três anos
O município de Caxias do Sul protocolou nesta quarta-feira (1º) no Tribunal de Contas do Estado (TCE) o novo projeto de concessão da Maesa. O documento amplia a área prevista para a iniciativa privada e altera parte do plano que já havia sido aprovado em 2023.
O secretário de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Marcus Vinicius Caberlon, explicou que o material enviado ao TCE revisa os estudos técnicos e financeiros do chamado Setor Leste da Maesa. O tribunal deve se manifestar em até 60 dias. “A área da concessão se ampliou, mas a modelagem econômica permanece a mesma. Isso pode acelerar a análise e permitir a publicação de um novo edital”, disse.
A proposta prevê 28 anos de concessão, com obras de reforma e adequação a serem concluídas em até 36 meses. A expectativa do município é lançar a licitação ainda em 2025. O complexo cultural, localizado no coração de Caxias, segue fechado em grande parte, com blocos que sofrem com a falta de manutenção. A concessão deve definir quem assume a gestão, operação e conservação do espaço, um dos símbolos mais aguardados pela população para voltar a ter uso efetivo.