Nestes primeiros dias, o sistema está em fase de adaptação
A nova central de agendamento de consultas para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) começou a funcionar nesta terça-feira (1º). Serviço funciona na Secretaria de Saúde e concentra, inicialmente, agendamentos por WhatsApp e telefone de consultas com médico clínico para seis UBSs.
A Central inicia ofertando consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais que são usuárias das UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado e Rio Branco. Nestes primeiros dias, o sistema está em fase de adaptação.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) ressalta para a população que os canais para contato são mensagens de texto via WhatsApp e ligações para os números fixos – nesta terça houve grande demanda de mensagens de áudio e até de chamadas de vídeo, no entanto, a Central não tem estrutura para atender a essas modalidades de chamados.
Também há grande volume de ligações de usuários de outras UBSs, o que também acaba sobrecarregando as linhas. Esses usuários serão contemplados em etapas posteriores da Central.
O início do atendimento foi acompanhado pelo prefeito Adiló Didomenico e pela secretária municipal da Saúde, Daniele Meneguzzi, que inclusive atenderam algumas das primeiras ligações.
“Pode ter certeza de que vai ser um grande conforto para vocês não terem que ir para a fila de madrugada, enfrentar o frio”, disse o prefeito Adiló ao atender uma das primeiras ligações e conversar com uma usuária. “É um projeto criado com muito carinho e muito empenho, pensando em melhorar a vida das pessoas. Foi um compromisso assumido por nós e que está tomando forma, inicialmente com seis UBSs, mas que será ampliado gradativamente”, aponta o prefeito.
“Nossa equipe está empenhada em dar agilidade em proporcionar o melhor atendimento. Este é um projeto pensado pela Prefeitura para melhorar a qualidade de vida de cada um. Estamos iniciando com poucas Unidades e por isso pedimos a compreensão e a paciência da população nesta etapa inicial. Foi um primeiro dia muito produtivo, com ótima adesão da população. Agora iremos aos poucos fazer os ajustes necessários para podermos aprimorar os atendimentos e em breve proporcionarmos a ampliação”, projeta a secretária Daniele.
A SMS também reforça que o usuário que entrar em contato deve ter em mãos o CPF. Uma conferência de dados será realizada no primeiro contato. A Central não realiza a marcação de consultas com pediatra, ginecologista ou dentista.
Para os usuários que realizarem o agendamento pelo WhatsApp, é importante que sejam informados todos os dados solicitados pelo atendente para prosseguir o agendamento: CPF, nome completo, endereço, UBS de referência e, caso já seja paciente de algum médico, o nome do profissional. Esses dados agilizam os atendimentos.
Como funciona o Agenda+UBS:
Quais UBSs estão contempladas nesta primeira etapa?
O agendamento é voltado aos usuários das UBSs Ana Rech, Bela Vista, Cristo Redentor, Cruzeiro, Eldorado e Rio Branco que precisarem de consultas programadas com médico clínico. Outras UBSs serão contempladas gradativamente.
Como agendar?
(54) 99916-0580 (apenas mensagem de texto via WhatsApp – não são aceitas mensagens via SMS nem ligações)
(54) 3290-4485 e 3290-4486 (para ligações)
Quais consultas agendar?
Consultas com médico clínico para pessoas de 13 anos ou mais.
Em que situações posso agendar consulta?
– Acompanhamento de doenças crônicas (diabetes, hipertensão…)
– Acompanhamento de transtorno mental leve (pessoas em uso contínuo de medicamento e que são acompanhadas na UBS)
Quais documentos são necessários para agendar?
CPF e nome completo. O atendente vai conferir os dados do Cartão SUS.
Qual o horário de atendimento da central?
Das 9h às 16h, somente por WhatsApp (mensagem de texto) ou ligação nos telefones fixos.
É preciso ser morador de Caxias?
Sim, deve ter Cartão SUS de Caxias.
O que fazer se não puder comparecer para consultar?
Deve entrar em contato com a central um dia útil antes e cancelar, para que outra pessoa possa consultar.
Ainda há agendamento de consultas pelo site da Prefeitura?
Não, pois o sistema foi migrado para a nova central.