O candidato está no segundo turno da eleição municipal, que ocorre no próximo dia 27
Nesta segunda-feira (14), o candidato a prefeito de Caxias do Sul no segundo turno, Maurício Scalco (PL), apresentou suas principais propostas para a administração da cidade, durante reunião-almoço (RA) promovida pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC Caxias).
O evento, tradicionalmente voltado para o debate de temas empresariais e econômicos, reuniu lideranças interessadas nas ideias do candidato, que participou do evento acompanhado da candidata à vice-prefeita, Gladis Frizzo (Progressistas). “Todo executivo de uma empresa é cobrado por seus resultados. Todo prefeito também deveria ser”, destacou Scalco.
Scalco apresentou proposta para áreas como saúde, segurança, educação, inovação e infraestrutura, além garantir que vai priorizar a eficiência, desburocratização e modernização da Prefeitura. Um dos pontos centrais de sua apresentação foi a criação de um ambiente mais favorável ao desenvolvimento econômico da cidade, com foco na atração de investimentos e apoio ao empreendedorismo. “A indústria, o comércio e os serviços são a força motriz da nossa cidade. Vamos fazer mais por quem gera empregos e por quem busca emprego”, afirmou.
Scalco também ressaltou que o planejamento será essencial em sua gestão, com políticas públicas e iniciativas baseadas em experiências bem-sucedidas em outras grandes cidades do Brasil e do mundo. “Mais do que um plano de governo, temos um plano de futuro”, declarou.
Outro tema abordado foi a revisão do Plano Diretor e da Lei das Águas, que, segundo Scalco, visa atrair novas empresas e potencializar o desenvolvimento da cidade. Ele também confirmou a proposta de criar um banco de projetos para captar recursos estaduais, federais e de fundos de investimentos.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Adiló Didomenico (PSDB), será o palestrante da próxima RA CIC, na segunda-feira (21). A ordem de apresentação dos candidatos foi definida por sorteio.
DEMANDAS DA CIC
Antes da apresentação de Scalco, o presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, reforçou o compromisso da entidade com princípios como ética, transparência, liberdade econômica, democracia e redução do tamanho do Estado. Ele ressaltou que o CIC Caxias vai colaborar com a próxima administração independentemente do resultado, mas deve cobrar transformações para o futuro da cidade. “A CIC Caxias continuará vigilante e proativa, como sempre fez ao longo de sua história”, declarou Loro.
Ele também destacou que a classe empresarial espera grandes projetos da futura gestão municipal, citando exemplos como a construção do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, apoio ao Porto do Litoral Norte, melhorias na mobilidade urbana, e a resolução de questões como o comércio ilegal e os moradores de rua. Além disso, oferecemos a duplicação da BR-116, os projetos da Festa da Uva e da Rota do Sol, e a conclusão do Bloco 3 de Concessões.