A entidade possui 110 artesãos e preserva técnicas herdadas dos imigrantes italianos
O Município de Antônio Prado renovou o Acordo de Cooperação com a Associação dos Artesãos, com o intuito de seguir fortalecendo a valorização do artesanato local e da cultura tradicional.
A Associação, é uma entidade sem fins lucrativos, reúne cerca de 110 artesãos e preserva técnicas herdadas dos imigrantes italianos, com produção em madeira, palha, fios, tecidos e cerâmica.
A parceria garantirá a manutenção de um espaço permanente para exposição e comercialização do artesanato, que também funciona como ponto de informações turísticas, qualificando a experiência de moradores e visitantes. O acordo incentiva ainda a realização de cursos e oficinas, assegurando a transmissão dos saberes artesanais e a preservação do patrimônio cultural imaterial.
Reconhecida como a Cidade Mais Italiana do Brasil e com o selo “Melhores Vilas Turísticas do Mundo”, pela ONU Turismo, Antônio Prado reforça o artesanato como elemento estratégico para o desenvolvimento cultural, social e turístico. O Acordo tem vigência de janeiro de 2026 a janeiro de 2028.