Filho da vítima seria o alvo do ataque
Uma mulher de 57 anos morreu após ser atingida por disparos de arma de fogo durante um ataque registrado por volta das 4h30min desta quarta-feira (31), no bairro Monte Claro, em Vacaria. O crime está ligado, segundo a investigação, a conflitos entre facções criminosas rivais.
A vítima foi identificada como Maria Clair Barbosa de Moraes. Conforme a apuração policial, um grupo formado por cinco indivíduos foi até uma residência com o objetivo de executar o filho da mulher, considerado o alvo principal do ataque. No local, os autores efetuaram diversos disparos contra o imóvel e os moradores.
Ao tentar impedir a entrada dos atiradores para proteger o filho, Maria acabou sendo atingida por um disparo na região do pescoço. Ela chegou a ser socorrida e encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, mas não resistiu aos ferimentos e morreu ao dar entrada na unidade.
Além da vítima fatal, outras três pessoas que estavam no interior da casa foram alvos de tentativa de homicídio: dois filhos (um homem e uma mulher), além de uma criança de quatro anos, neta da mulher. Nenhum deles foi atingido, mas a situação evidenciou a periculosidade da ação criminosa.
Após o ataque, a Brigada Militar (BM) localizou quatro dos envolvidos nas proximidades do local do crime, embora eles residam em outro bairro do município. A Polícia Civil também atuou imediatamente, realizando o levantamento pericial, coleta de imagens de câmeras de monitoramento e a oitiva de testemunhas e das vítimas sobreviventes, que reconheceram os autores dos disparos.
Durante as diligências, os policiais localizaram e apreenderam a arma de fogo utilizada no crime. Diante do conjunto de provas, a autoridade policial determinou a lavratura do auto de prisão em flagrante de três homens adultos pelos crimes, em tese, de homicídio qualificado consumado, três tentativas de homicídio, associação criminosa e corrupção de menores. Um adolescente envolvido na ação também foi apreendido.
Uma quinta pessoa, identificada como namorada de um dos presos, segue foragida. As diligências continuam para localizá-la. O caso segue sob investigação para o completo esclarecimento dos fatos e da motivação do crime.