Ele estava internado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, desde 6 de novembro, para procedimentos de troca de uma válvula no coração
Morreu aos 86 anos, na noite desta segunda-feira (25), o escritor José Clemente Pozenato. Ele é autor de obras famosas como ‘O Quatrilho’, romance com pano de fundo na imigração e cultura italiana, transformado em filme e concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1996.
Pozenato foi o responsável também pela organização do mestrado e doutorado em Letras da UCS, além de ter atuado como Pró-reitor.
José Clemente Pozenato
José Clemente Pozenato nasceu em São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul, 1938. Fez os estudos secundários em Caxias do Sul. É bacharel em Filosofia, com mestrado em Estudos em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutorado em Letras pela PUCRS, com a tese-romance A Babilônia.
Foi professor de literatura na Universidade de Caxias do Sul, onde foi Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e Coordenador do Programa de Mestrado em Letras e Cultura Regional. Notabilizou-se com o romance ‘O Quatrilho’ (1985), adaptado para o cinema, em filme dirigido por Fábio Barreto e indicado para o Oscar em 1996, na categoria de melhor filme estrangeiro.
Entre as distinções recebidas estão: Troféu Caxias, na categoria Cultura, em 1986; Cidadão Caxiense, título conferido pela Câmara de Vereadores de Caxias do Sul, em 1991; Personalidade do Livro, da Câmara Rio-Grandense do Livro, em 1995. Integrou a Academia Sul-Brasileira de Letras e da Academia Rio-Grandense de Letras. Foi membro do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul e secretário de Cultura de Caxias do Sul.
No ano de 2009, foi escolhido como patrono da Feira do Livro da cidade de Farroupilha.
Obras:
- 1967 – Matrícula (poesia)
- 1971 – Vária figura (poesia)
- 1974 – O regional e o universal na literatura gaúcha (ensaio) (premiado pelo Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul)
- 1982 – Carta de viagem (poesia)
- 1983 – Meridiano (poesia)
- 1985 – O caso do martelo (novela policial) (adaptada para a televisão)
- 1985 – O quatrilho (romance histórico) (adaptado para o cinema)
- 1989 – O caso do loteamento clandestino (novela policial)
- 1990 – O jacaré da lagoa (infantil)
- 1993 – Cánti Rústeghi (poesia)
- 1998 – O limpador de fogões (contos)
- 1999 – Conversa solta (coletânea das crônicas publicadas no jornal Pioneiro, de Caxias do Sul)
- 2000 – O caso do e-mail (novela policial)
- 2000 – A cocanha (romance histórico) (com os mesmos personagens de O quatrilho)
- 2001 – Pisca-tudo (infantil)
- 2006 – A Babilônia (romance histórico) (também com os mesmos personagens de O quatrilho)
- 2008 – O Caso da Caçada de Perdiz (novela policial)