Político de 39 anos estava internado em estado crítico desde que foi baleado na cabeça durante evento de campanha em Bogotá
O senador colombiano e pré-candidato à presidência, Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, morreu nesta segunda-feira (11) em Bogotá. Ele estava internado em estado crítico desde 7 de junho, quando foi baleado na cabeça durante um evento de campanha na capital colombiana.
Uribe, um dos favoritos na corrida presidencial marcada para 2026, foi atingido por três disparos — dois na cabeça e um na coxa esquerda — efetuados por um adolescente de 15 anos que atirou de uma motocicleta. As autoridades ainda não confirmaram se o ataque teve ligação com grupos políticos ou criminosos.
O senador era membro do partido de oposição Centro Democrático e neto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala. Sua mãe, a jornalista Diana Turbay, foi sequestrada e assassinada pelo Cartel de Medellín em 1991, episódio que, segundo familiares, marcou sua trajetória e motivou sua atuação contra a violência e o narcoterrorismo.
Advogado e com mestrado em Políticas Públicas pela Universidade de los Andes e em Administração Pública pela Escola de Governo de Harvard, Uribe iniciou sua carreira política como vereador de Bogotá em 2012. Foi secretário de Governo da capital e, em 2022, eleito senador com a maior votação do país.
Uribe deixa esposa e um filho.