Ronaldo Garbin estava internado no Hospital Unimed e tinha leucemia
Morreu em Caxias do Sul no último sábado (24) o empresário Ronaldo Garbin, de 42 anos, que ficou conhecido por atuar nos salvamentos durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024. Garbin descobriu uma leucemia em agosto de 2024, mas a doença logo avançou para uma fase aguda. Ele estava internado no Hospital Unimed e uma campanha para doação de sangue e plaquetas mobilizou mais de mil pessoas nas redes sociais nos seus últimos dias de vida.
O velório aconteceu durante manhã e tarde deste domingo (25), na Capela São José, em Bento Gonçalves. Já anoitecia quando o caixão foi carregado pelo caminhão dos bombeiros, da capela mortuária São José, até a Polícia Rodoviária Federal, para receber as últimas homenagens da população. O caminhão dos bombeiros passou com a sirene ligada pelo pórtico da Pipa e mobilizou centenas de pessoas que acompanhavam o cortejo.
Em sua conta no Instagram, a Prefeitura de Santa Tereza (RS), uma das mais atingidas pelas enchentes, manifestou seu pesar:
“Recebemos com profundo pesar a notícia do falecimento de Ronaldo Garbin. Ronaldo teve atuação que fez a diferença nos momentos mais difíceis enfrentados pelos municípios durante as enchentes de maio de 2024. Sua dedicação, empatia e disposição para ajudar comunidades inteiras serão sempre lembradas. Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que, assim como nós, reconhecem a importância do legado que ele deixa”.