Inah foi considerada a pessoa mais velha do mundo desde o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, em 29 de dezembro de 2024.
A freira Inah Canabarro Lucas, considerada a pessoa mais velha do mundo, faleceu na tarde desta quarta-feira (30), aos 116 anos, em Porto Alegre. Conforme a família, Inah faleceu de causas naturais, na residência das Irmãs Teresianas, onde morava há anos.
Nascida em 8 de junho de 1908, na cidade de São Francisco de Assis, na Região Central do Rio Grande do Sul, irmã Inah assumiu o título após o falecimento da japonesa Tomiko Itooka, que ocupava o posto até 29 de dezembro de 2024. Itooka, que também tinha 116 anos, era apenas 16 dias mais velha que a religiosa brasileira.
Além de ter sido a viva mais velha do mundo, irmã Inah figurou como a 20ª pessoa mais longeva da história registrada. Ela tornou-se a pessoa viva mais velha do Brasil em 23 de janeiro de 2022, após a morte de Antonia da Santa Cruz, também com 116 anos. Mais tarde, ela foi reconhecida como a pessoa validada mais idosa da América do Sul e da América Latina, após o falecimento da colombiana Sofia Rojas, de 114 anos, em 30 de julho de 2022. O seu reconhecimento como pessoa mais velha foi divulgado à época no site LongeviQuest, referência global no monitoramento de supercentenários.