Dosolina Francescatto é mãe de 10 filhos e tem 24 netos e 16 bisnetos
A moradora de Flores da Cunha, Dosolina Longhi Francescatto, está de aniversário, completando 100 anos nesta sexta-feira (19). O centenário de Dosolina ganha um contorno ainda mais especial, pois ela é a única pessoa de que se tem notícia que mora em Flores e nasceu no mesmo ano da emancipação política da cidade – 1924.
Nascida na cidade vizinha de Antônio Prado em 19 de janeiro de 1924, mudou-se para Flores há mais de 70 anos, onde casou e constituiu sua família. Quando dona Dosolina nasceu, Flores da Cunha ainda se chamava Nova Trento e era um dos distritos de Caxias do Sul – a emancipação da cidade ocorreu cerca de quatro meses após seu nascimento, em 17 de maio do mesmo ano.
Dosolina é mãe de 10 filhos, sendo oito homens e duas mulheres (ambas já falecidas), avó de 24 netos e mais 16 bisnetos. Foi casada como Bonfiglio Francescatto, que faleceu 27 anos atrás.
Na oportunidade em que celebrou, junto da família os 80 anos, a matriarca despediu-se dos convidados, já convidando-os para a festa dos 90 anos. Dez anos mais tarde, quando completou 90, repetiu o gesto, os convidando para a festa dos 100 anos, que será realizada neste sábado (20), na Vinícola Monte Reale.
Para a celebração do centenário, a anfitriã da grande família Francescatto fez uma única exigência: de que apenas 100 pessoas fossem convidadas – ou seja, uma para cada ano de vida completado.