Edital da primeira etapa deve ser publicado até o fim de outubro; as obras podem começar já em 2026
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou nesta quinta-feira (16) a autorização que permite à Prefeitura de Caxias do Sul iniciar o processo de licitação das obras do novo Aeroporto da Serra Gaúcha, em Vila Oliva. O ato foi realizado na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC).
Com o aval do governo federal, a Secretaria Municipal de Planejamento e Parcerias Estratégicas prevê publicar até o final de outubro o edital da primeira etapa das obras — correspondente ao Lado Ar — com investimento de R$ 146,3 milhões provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As próximas etapas do projeto devem contemplar a construção do terminal de passageiros e demais estruturas de apoio ao aeroporto.
Essa fase contempla serviços de movimentação de terra, drenagem, sinalização, instalações elétricas e eletrônicas, pavimentação e a construção da pista de pouso e decolagem, que deve ter 1.930 metros de extensão útil. A dimensão aproxima o novo equipamento da pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (1.940 metros), e supera a pista do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul (1.670 metros). Nesta etapa também estão previstos o taxiway e o pátio de aeronaves, com área de 31 mil m². As obras devem começar já no próximo ano.
LEIA TAMBÉM: Novo aeroporto da Serra pode estar em funcionamento em até quatro anos, projeta secretário
Localizado na localidade de Tabela, em Vila Oliva, o aeroporto vai ocupar uma área de 445 hectares e atende toda a Serra Gaúcha, reforçando a conectividade regional e a expansão da infraestrutura aérea do Rio Grande do Sul.
A cerimônia contou com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais, entre elas o prefeito Adiló Didomenico, o vice-prefeito Edson Néspolo, o senador Luiz Carlos Heinze e a deputada federal Denise Pessôa, que atuaram na articulação política do projeto em Brasília. Também participaram empresários e lideranças regionais.